quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Como acertar nas cores!!

Um guia prático para você nunca mais ter dúvida sobre como combinar os tons entre si!!!

Cores Quentes: são as que transmitem calor, são associadas ao sol e ao fogo: amarelo, laranja e vermelho.

Cores Frias: são as que transmitem sensação de frio, são associadas as água, gelo, e as árvores: violeta, azul, verde, as cores frias são calmantes.

As vitrines nunca estiveram tão coloridas: é calça pink com blusa verde, vestido azul com sandálias amarelas, bolsa com todos esses tons juntos! "Essa moda está deixando as mulheres loucas. Além das cores, há ainda as estampas e os metalizados, também nada discretos", diz a consultora de imagem Roberta Bourguignon, de São Paulo. Se até quem estuda o assunto reconhece a dificuldade em trazer para a vida real a tendência, é porque ela exige mesmo um certo cuidado. Pensando nisso, Viva! montou um minicurso sobre cores e como combiná-las. O suficiente para você nunca mais errar - nessa, ou em qualquer outra estação.



Para não errar:

Monte um visual só com cores quentes ou apenas com as frias.

Para fugir do look monocromático, invista em acessórios metalizados.

Avessa a misturas ousadas? Comece com uma única peça bem colorida. Ex: uma bolsa.

As comedidas não devem usar mais do que duas cores ao mesmo tempo. Lembrando: cada cor possui inúmeros tons. Logo, jeans e blusa azul são uma cor e, por isso, comportam outra.

Dourados vão com tons quentes; prateados, com frios.

Use cores contrastantes com tons neutros.

Evite combinar tons fortes com preto, que destaca a peça colorida além da conta.

Tonalidades fortes pedem acessórios igualmente imponentes.



Roteiro para combinar sem medo:




Cores primárias: Não são obtidas por nenhuma mistura: azul, amarelo e vermelho.




Cores secundárias: Resultam da junção de duas cores primárias: verde (amarelo + azul), violeta (azul + vermelho) e laranja (vermelho + amarelo).


Cores secundárias: Preto, branco, cinzas e marfins. São curingas e combinam com quase todos os tons. Apenas respeite a temperatura dos neutros: marfins são quentes e cinzas são frios. O preto destaca e o branco suaviza as cores.

Importante: o azulmarinho, por ser o tom tradicional do jeans, pode ser considerado neutro. Lembre-se, no entanto, que ele também é uma cor fria e derivada do azul.



















CONTRASTANTES
Estão opostas no círculo de cores: verde e vermelho, amarelo e violeta, laranja e azul. Uma cor primária contrasta sempre com uma secundária e vice-versa. Servem para se destacar entre si. Por exemplo, se comprou uma blusa azul, experimente usá-la com uma bolsa laranja, que ajudará a realçar sua mais nova aquisição. E para balancear o look, recorra a uma tonalidade neutra: pode ser um jeans (tom de azul) ou short bege (cor neutra, que combina com o azul, e quente, que vai bem com o laranja).



ANÁLOGAS
Aparecem lado a lado no disco: amarelo e laranja, vermelho e violeta, verde e azul, verde e amarelo, azul e violeta, vermelho e laranja. Há nelas uma mesma cor básica, ou seja, laranja é análoga ao amarelo e ao vermelho porque foi gerada pela união das duas. Combinam bem e dão a idéia de uniformidade. Para apimentar uma composição com análogas, acrescente um tom contrastante. Exemplo: calça verde-musgo, top amarelo e bolsa vermelha.

Lembrando que as cores neutras são:  Marinho, Bege, Cinza, Branco, Marrom.

Fonte: http://semanais.abril..com.br

Beijocas com carinho....



Nenhum comentário: